Home
Situação
>Sistema
Benefícios
Agregadores
Contato
O Sistema DEC – com depósito no INPI, feito sob o protocolo n° 020100066935 - tem como finalidade mercadológica a oferta de uma linha de produtos do segmento "tubos , conexões e reservatórios", que contemplem o escoamento e estocagem específicos para óleo de cozinha usado, e outros oleaginosos, de forma embutida, em edificações, sejam residenciais, comerciais ou industriais.

Com o despejo em escala - feito pela comunidade da edificação / condomínio, e lojistas de praças de alimentação - permitindo a estocagem de volumes que viabilizem a logística reversa periódica, teremos, no que concerne à atividade de reciclagem de resíduos, viabilidade de atividade econômica que implica em receita para os que vendem e gera interesse do poder público para a área de saneamento e sustentabilidade.

A operação do Sistema"DEC" (Despejo, Estocagem e Coleta) consiste no despejo do óleo de cozinha usado por meio de um bocal de recebimento dotado de tampa e tela para filtragem de resíduos sólidos e outras substâncias no interior de um sistema de dutos totalmente aquecidos, para que se evite a solidificação do óleo dentro da tubulação que gera seu entupimento.

Desta feita, é fácil identificar potenciais políticas publicas que incentivem a utilização do sistema, sobretudo levando-se em conta a oferta em escala de insumo para a produção de Biodiesel.

A abordagem pelo termo "mundo mais sustentável" se faz pela identificação de não existência de sistema / conceito similar no mundo.

Sua eficiência se dá pelo aquecimento da tubulação, evitando a solidificação do óleo residual que aderente à parede da mesma, gera o seu entupimento.

Esse aquecimento se faz por três formas:

cContato com a tubulação de água quente – quando essa for disponível - na parte do sistema que leva do bocal de despejo às prumadas internas ou externas.

cAquecimento solar, na parte do sistema compreendido pelas prumadas, quando essas forem instaladas no exterior da edificação, e no exterior dos reservatórios, bastando para isso a aplicação em material metálico e em cores escuras que absorvam a energia (calor) solar.

cIndução por resistências elétricas em qualquer parte do sistema que não possa ser contemplada pelos métodos acima. Essa indução será feita periodicamente, apenas durante o tempo necessário para a liquefação da fina camada formada.

A inovação prossegue na sinalização de nível do reservatório, que pode ser visual - por meio da elevação de uma haste (tingida) presa a uma boia, que ao passar da linha da tampa do reservatório, permite sua visualização.

Além da forma descrita acima, temos a indicação por sinal sonoro, luminoso, e de pulso elétrico ligado a software que emite mensagem via web para programa roteirizador da instituição que opera a logistica reversa.

Prosseguindo ainda mais, temos os sistemas de embarque, onde no reservatório elevado, se dá pela queda do fluido por meio de tubulação retrátil até um veículo do tipo tanque, e para o sistema com reservatório subterrâneo, o embarque se faz pela troca de "compartimento do tipo refil" feito por içamento em veículo do tipo MUNK.

O sistema contempla acessórios tais como um suspiro para evasão de gases e caixa de gordura para separação de fluidos.